Os perigos da atividade física em excesso

Os perigos da atividade física em excesso

O exagero da atividade física é feito, muitas vezes, pela pessoa que deseja alcançar o resultado do corpo definido mais rápido, sendo que isso é um mito, e ainda pode motivar as lesões, dores e também não ajuda a alcançar o objetivo pretendido, fazendo com que o indivíduo tenha um baixo desempenho.

Além disso, o excesso da atividade física faz mal à saúde, pois quando o corpo ultrapassa os seus limites, a lesão, exaustão e fadiga muscular se instalam, e consequentemente causa a interrupção da prática.

Os sintomas mais comuns da atividade física em excesso são:

  • Movimentos involuntários;
  • Tremores;
  • Dores musculares;
  • Cansaço extremo.

Caso esses sintomas se manifestem o indicado é diminuir a intensidade dos treinos e procurar um médico para que possa ser verificado se há alguma lesão.

Os limites do corpo devem ser respeitados e a atividade física em excesso exige mais força do que a pessoa é capaz de conceder, desse modo, os exercícios devem ser realizados com precaução e de acordo com a capacidade de cada um. Procurar um profissional especializado em educação física é a forma mais eficaz de manter a saúde, alcançar os objetivos e melhorar a qualidade de vida.

A prescrição do treino depende de vários fatores como o peso, gênero, idade e até da alimentação. Quanto mais idade a pessoa tiver, menor deve ser o limite do exercício, já que indivíduos com mais idade tendem a possuir maior possibilidade de patologias ósseas.

O tratamento de alguma lesão ocasionada pelo excesso de atividade física pode ser feito através da fisioterapia desportiva, que é um ramo da fisioterapia direcionada às necessidades específicas de atletas profissionais e amadores. O método utilizado pelo fisioterapeuta é competente e melhora a condição física para que o indivíduo possa retornar as suas atividades.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento domiciliar em pacientes que precisam de um fisioterapeuta, pois nossa empresa conta com um amplo quadro de profissionais especializados em diversas áreas da fisioterapia para que possa ser realizado, de forma humanizada, o melhor tratamento no conforto de sua casa. Conheça nossos serviços e agende já a sua consulta através da nossa central de atendimento 24 horas, será um prazer atende-lo.

Fonte: www.centraldafisioterapia.com.br

× Podemos ajudar?